Finanças

Juros do ‘carnezinho gostoso’ fazem geladeira custar o dobro no Magazine Luiza

Forma de pagamento foi anunciada pela presidente da empresa como meio de atrair mais clientes para as lojas.


Clientes que optam pelo “carnezinho gostoso” do Magazine Luiza podem encontrar algumas surpresas no momento da negociação. Isso porque essa forma de pagamento exige uma entrada de mais de 30% do valor do produto e faz uma geladeira dobrar de preço, de R$ 3,4 mil para R$ 6,8 mil em 18 meses.

Para comprar pelo “carnezinho gostoso”, é preciso pagar uma entrada à vista em qualquer produto. O restante é pago no carnê. O prazo mais comum é dividir em 18 meses, informou reportagem. O site fez um levantamento de preços de produtos da loja.

No caso de uma geladeira Electrolux frost free inox duplex 371 litros, 110 volts, que custa R$ 3,4 mil à vista, o consumidor teria de desembolsar R$ 1,4 mil de entrada e mais 18 parcelas de R$ 300 no carnê. No total, sairia por R$ 6,8 mil, uma alta de 96%, segundo orçamento feito por um vendedor da Magalu.

A taxa não é a mesma para todos os produtos. Há alguns em que as condições são melhores. Para um colchão Probel Queen, de molas, com preço à vista de R$ 2,3 mil, a loja pede R$ 700 de entrada, mais 18 parcelas de R$ 135 no carnê. O total fica em R$ 3,1 mil, um aumento de 33%.

Apesar de a taxa básica de juros (Selic) estar em 13,75% ao ano, varejistas têm o hábito de cobrar juros mais altos porque muitas pessoas ou não prestam atenção à Selic ou não têm outra opção, explicou Adriano Gomes, professor de finanças da ESPM e sócio-diretor da Methode Consultoria.

Foto: Cesar Conventi/Estadão Conteúdo

“Carnezinho gostoso”

No mês passado, a presidente da companhia, Luiza Trajano, fez um apelo aos clientes para irem às suas lojas. “Por favor”, pediu. A empresa acumula sucessivas quedas em suas ações. Ao ressuscitar os antigos carnês, Luiza disse: “Lembra aquele ‘carnezinho gostoso’? Suas compras serão em prestações que você poderá pagar e a gente ainda vai dar um descontinho nos juros. A gente aguarda vocês. Vá o mais rápido possível a uma de nossas lojas”.

Nota do Magazine Luiza

“Os valores apresentados nos exemplos citados não refletem a realidade dos juros de crédito direto ao consumidor (CDC), pelo carnê do Magalu. As principais ferramentas de crédito, no Magalu, são os cartões da empresa — Magalu Card e Cartão Magalu. Eles correspondem a 35% das vendas nas lojas.

Os cartões de terceiros representam outros 35% das vendas. O CDC é mais uma ferramenta de crédito usada por quem não tem acesso a cartões. Ele corresponde a apenas 6% das vendas em nossas lojas. Os juros cobrados estão em linha com o mercado.

O foco no cartão de crédito na estratégia do Magalu também foi evidenciado em campanha recente de crédito pré-aprovado, na qual 80% dos clientes eram elegíveis aos cartões da empresa.”


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