Mundo

Cientistas detectam novo ‘exoplaneta gigante’


Uma equipe de cientistas detectou, através do telescópio japonês Subaru, um exoplaneta gigante. A agência anunciou a descoberta na quinta-feira 13, e a publicação do estudo ocorreu na revista Science. A iniciativa contou com o mapeamento estelar da Agência Espacial Europeia (ESA)

O planeta é chamado HIP 99770 b e tem uma massa de cerca de 16 vezes maior que a de Júpiter. Ele ainda orbita uma estrela duas vezes mais maciça que o Sol. “Isso nos fornece uma nova forma de descobrir mais exoplanetas e caracterizá-los de uma maneira mais holística”, disse a principal autora do estudo, Thayne Currie, do Observatório Astronômico Nacional do Japão.

O banco de dados da ESA contribuiu para a identificação de diversas estrelas, que parecem mudar de posição no céu noturno. Assim, sugerem que são orbitadas por um planeta gigante.

De acordo com Thayne, os métodos diretos e indiretos de detecção fornecem informações diferentes sobre o planeta. O método direto pode fornecer dados excelentes sobre a temperatura e a composição dos planetas, enquanto o indireto fornece medidas da massa de um planeta e suas características orbitais.

Os pesquisadores consideram que o HIP 99770 b é a prova do conceito de uma nova estratégia para encontrar planetas. Os cientistas estimam que esse processo “deve melhorar muito” nos próximos cinco anos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios