EducaçãoPolítica

‘Temos de tirar esse método Paulo Freire de lá’, afirma Bolsonaro sobre educação

Paulo Freire é conhecido como o patrono da educação brasileira; presidente fez a declaração em sabatina da Rede TV.


O presidente da República e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) afirmou na noite desta quinta-feira, 1, que é preciso retirar das escolas o método de educação Paulo Freire, o mais seguido nas escolas brasileiras. Paulo Freire é conhecido como o patrono da educação brasileira. Bolsonaro fez a declaração durante uma sabatina da Rede TV.

“Temos de tirar esse método Paulo Freire de lá. Isso criou uma fábrica de militantes”, disse Bolsonaro.

Durante cinco anos de “exílio” no Chile, o educador Paulo Freire escrevia uma das principais obras de sua vida: A Pedagogia do Oprimido. O livro é a terceira obra de ciências sociais e humanas mais citada no mundo, conforme a London School of Economics. A obra influenciou e continua influenciando milhares de professores. No país que carrega a herança de Paulo Freire, mais de 40% das crianças entre 6 e 7 anos não sabem ler nem escrever, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma das principais propostas de Bolsonaro é o Escola Sem Partido, que, embora tenha projetos tramitando no Congresso, não consegue avançar.

Foto: Reprodução/RedeTV

A bússola do Escola Sem Partido gira em torno do que os idealizadores do movimento consideram como um modelo de educação escolar aparelhado no país, com “professores militantes e alunos amordaçados”. Nesse contexto, o movimento defende mudanças no modelo atual de ensino, com um projeto de lei (PL) que estabeleça os deveres e os direitos dos professores em sala de aula.

Segundo Bolsonaro, mesmo que o projeto não tenha avançado ainda, seu governo já conseguiu fazer mudanças significativas nos métodos de ensino.

“Você pega os livros escolares agora e pode ficar tranquilo. Não tem nada levando para ideologia de gênero. Tinha uns livros absurdos, incitando o sexo. Agora, pode pegar os livros agora e ficar tranquilo. A garotada vai aprender a matemática, a ciência e não aprender a fazer sexo”, disse o presidente.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios