BenefíciosEconomia

Preços de alimentos caem em Julho, diz agência da ONU

Os óleos vegetais tiveram a maior queda.


Os preços dos alimentos estão caindo ao redor do planeta, conforme o índice da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o assunto. O órgão publicou o mais recente resultado do indicativo nesta sexta-feira, 5.

O cálculo é feito tendo por base o valor cobrado por commodities alimentares, laticínios, cereais, óleos vegetais, carne e açúcar. Desse modo, o índice abrange os preços dos alimentos mais consumidos. Em um mês, a queda do indicador da agência da ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) foi superior a 13 pontos. Assim, o FAO Food Price Index saiu de 154,3 (junho) para 140,9 em julho.

Foto: Envato

Antes de fevereiro de 2022, quando teve início a invasão da Ucrânia pela Rússia, o indicador nunca havia chegado aos 140 pontos. No pico, em março deste ano, ele bateu 159,7 pontos. Quando essa marca foi atingida, entretanto, o valor começou a baixar, mas sem ficar menor que 150 pontos até hoje.

“O declínio nos preços das commodities alimentares de níveis muito altos é bem-vindo, especialmente do ponto de vista do acesso aos alimentos”, disse Maximo Torero, economista-chefe da FAO. “No entanto, muitas incertezas permanecem, incluindo os altos preços dos fertilizantes que podem afetar as perspectivas de produção futuras e os meios de subsistência dos agricultores, uma perspectiva econômica global sombria e movimentos cambiais, todos os quais representam sérias pressões para a segurança alimentar global.”

Dentro da composição do FAO Food Price Index, os olhos vegetais registraram a maior queda (cerca de 20%). As carnes, entretanto, não foram tão bem e tiveram o pior resultado, com o preço caindo por volta de 0,5%.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios